Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc cobrará de novo ministro do Planejamento cumprimento de acordo

16/04/2018

 

Após a perda de validade da Medida Provisória 805/17, que postergava a correção dos valores da Gratificação de Qualificação (GQ) dos trabalhadores da Fiocruz de setembro de 2018 para 2019, a Asfoc-SN cobrará do novo ministro do Planejamento, Esteves Colnago, o cumprimento na íntegra do acordo salarial de 2015, reivindicando, especialmente, a regulamentação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA).

As entidades que compõem os fóruns nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), incluindo a Asfoc-SN, pressionaram muito para que a MP não fosse transformada em Lei. Editada em outubro de 2017, a Medida Provisória expirou em 8 de abril passado.

A queda da MP garante uma correção histórica e legítima para os servidores de Nível Médio (técnicos e assistentes). Além de adiar o pagamento da GQ da Fiocruz, a MP elevava a contribuição previdenciária dos servidores públicos de 11% para 14% e adiava os reajustes salariais de algumas categorias do Poder Executivo para janeiro do ano que vem.

Na próxima quinta-feira (19/04), Fonasefe e Fonacate fazem nova reunião conjunta para definir ações. A Asfoc estará presente.

Ato em Defesa de C&T – No domingo (15/04), a Asfoc-SN foi para a rua dialogar com a população sobre os graves ataques à Ciência e Tecnologia e as consequências para a sociedade. O Ato “Ciência é Futuro” foi realizado na Praça do Samba, no Parque Madureira.

Na quarta-feira (11/04), o Sindicato também esteve presente na feira “Vamos falar da Doença de Chagas com CienciArte?”, na Cinelândia. Apoiado pela Asfoc, o evento teve mostra de vídeos, músicas, livros, jogos e bate-papo com especialistas sobre o tema.

Caso Marielle – No sábado (14/04), um mês após o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, manifestantes foram às ruas em todo o país para homenageá-los e cobrar das autoridades respostas sobre os crimes. No Rio, a Asfoc-SN esteve presente em Ato na Lapa, Centro da cidade. A irmã de Marielle, Anielle Silva, agradeceu ao presidente do Sindicato, Paulo Garrido, o apoio e a solidariedade que tem recebido dos trabalhadores da Fiocruz.

Clique aqui para ver algumas fotos.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720