Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc cobra imediata convocação de concursados

19/03/2020

A direção da Asfoc-SN enviou, na tarde desta quinta-feira (19/03), à  Presidência da República e aos representantes dos principais Ministérios e Congresso Nacional, solicitação de imediata convocação dos aprovados no concurso de 2016 – excedentes.

 

Mais do que nunca, diante do atual cenário da pandemia do Covid-19 (coronavírus), a crescente demanda e a sobrecarga das atividades, justifica-se a convocação, que tem base legal e o apoio de parlamentares e a sociedade como um todo.

 

Veja abaixo o documento.

 

É PRECISO CUIDAR E CUIDAR DE QUEM CUIDA

 

Em reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo(CD) da Fiocruz, nesta quinta-feira (19/03), para tratar da pandemia do Covid-19 (coronavírus), a vice-presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, destacou a importância da campanha lançada pelo Sindicato: "É preciso cuidar e cuidar de quem cuida".

 

Ela enfatizou a preocupação com os trabalhadores da Fiocruz, destacando a importância da ampliação do trabalho remoto. Mychelle afirmou ainda que a proteção aos trabalhadores e usuários na assistência tem que ser impecável, visto relatos de que os profissionais da Saúde já estão sendo contaminados pelo Covid-19 – ela cobrou a possibilidade de testes de coronavírus para os profissionais envolvidos, em especial os trabalhadores da Fiocruz.

 

A vice também destacou a responsabilidade que a Asfoc tem neste momento de emergência sanitária e que o Sindicato se prontifica a encontrar alternativas e soluções conjuntas  para a construção de um Hospital de Campanha – uma proposta da direção.

 

E por fim, destacou o papel conjunto com a Presidência da Fiocruz em elaborar ações de combate ao coronavírus  nas comunidades de Maré e Manguinhos.

 


 

Rio de Janeiro, 19 de março de 2020

 

Ao presidente da República

 

O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) solicita, mais uma vez, especial atenção de Vossa Senhoria para a convocação urgente dos candidatos aprovados no concurso de 2016 para os cargos de Pesquisador, Especialista, Assistente Técnico e Assistente em Saúde Pública.

 

A convocação imediata daqueles que foram aprovados além do número inicial de vagas ofertadas (considerados excedentes) tem o aparo legal e o apoio de grande parte do Legislativo conforme expressado em recentes Audiências Públicas e sessões solenes da Câmara e do Senado.

 

É fato que o atual corpo de servidores da Fundação Oswaldo Cruz, apesar de dar seguidas respostas de excelência ao Estado e à sociedade brasileira, está muito abaixo do número ideal de trabalhadores.

 

Recentemente, junto aos cortes de orçamento para a realização de novos concursos, registramos uma enorme perda de servidores que se aposentaram.

 

Vivemos momentos de seguidas crises na área da Saúde (zika, dengue, chikunguya, febre amarela, sarampo). O desafio que está por vir, do novo coronavírus (Codvid-19), ainda deixa uma grande margem de dúvidas. Somos a linha de frente no combate dessa e outras epidemias, com sobrecarga evidente para os profissionais - tendo, inclusive, alguns trabalhadores já com relatos de positivo para o Codvid-19.

 

Pesquisas para novas vacinas e medicamentos, e a produção de kits de diagnósticos, se fazem vitais. O momento exige investimentos pesados nas áreas de Saúde, Ciência e Tecnologia. O Adicional de Plantão Hospitalar (APH) para os profissionais de enfermagem, uma antiga demanda da Asfoc-SN e compromisso assumido em acordos assinados anteriormente, até hoje não foi implantado.

 

Diante desse quadro, a Asfoc-SN reitera o apelo para a convocação imediata dessa “tropa de choque”, já avaliada por concurso. Não podemos perder um minuto sequer nessa luta.

 

Atenciosamente

Paulo Garrido

Presidente da Asfoc-SN

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720