Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc cobra e governo informa pagamento retroativo da GDACT dos aposentados

16/08/2017

 

 

Após cobrança da Asfoc-SN, o Ministério do Planejamento confirmou que autorizou a inclusão da GDACT dos aposentados para pagamento em setembro, retroativo a janeiro. Sobre as medidas anunciadas ontem (15/08) pelo governo para seguir no arrocho fiscal, o Sindicato apurou com o Planejamento que são diretrizes gerais e que as especificidades ainda serão discutidas tecnicamente antes de envio ao Congresso Nacional.

De qualquer forma, a Asfoc reforça as críticas de que trata-se, mais uma vez, de ataque aos servidores públicos, fadados a pagar a conta da crise e da corrupção que assola o país, bem como a política equivocada de transferência de recursos para o capital financeiro.

Seguindo no esforço de mobilização indicado na reunião ampliada do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), a Asfoc retomou as assembleias por Unidade. Na última segunda (14/08), esteve com os trabalhadores da Fiocruz Mato Grosso do Sul e dialogou sobre os diversos temas de interesse geral. As questões serão objeto de nova cobrança à Mesa de Negociação com a Presidência e de um estudo conjunto de como a Asfoc pode apoiar ações independentes da política de Saúde do Trabalhador da Fiocruz para atender as demandas mínimas, principalmente nas regionais.

Na manhã de ontem (15/08), o vice-presidente do Sindicato, Paulo Garrido, esteve na Audiência Pública no Senado Federal que debateu o PLS 116 - dispõe sobre a demissão de servidor por insuficiência de desempenho. Segundo análise do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), trata-se de mais um ataque aos direitos dos servidores.

Reunião APG/Fiocruz - Mobilização dias 22 e 23 de agosto

A Asfoc esteve ainda presente na reunião da Associação de Pós-Graduandos (APG/Fiocruz) que discutiu o grave momento que a ciência passa, sem certeza de continuidade das bolsas. O Sindicato ajuda na construção de agenda de mobilização que envolve uma passeata no Campus dia 22 e um ato no dia 23, às 10h na Alerj, com saída de ônibus da Fiocruz.

Violência em Manguinhos e Maré

A Asfoc lamenta, mais uma vez, a violência que assola as comunidades vizinhas e o território da Fiocruz. O Sindicato se solidariza com os moradores e trabalhadores que vêm sofrendo diariamente com a guerra instalada no local. A Asfoc repudia a política equivocada do governo Pezão e reforça a importância da presença de todos na "Caminhada pela Paz com Garantia de Direitos", dia 20 de agosto, como instrumento da luta pela paz no território.

Atos em Defesa do SUS

Nesta quarta-feira (16/08), os trabalhadores seguiram mobilizados em defesa do SUS, dos Hospitais e Institutos Federais. Pela manhã, durante protesto no Hospital Geral de Bonsucesso, os servidores da Saúde criticaram a política de sucateamento por parte dos governos federal, estadual e municipal, os cortes de investimento na área e a privatização do setor. A manifestação ainda teve uma caminhada pela pista lateral da Avenida Brasil e um abraço simbólico ao hospital.

“A Saúde é um bem muito caro, e não é à toa que o governo quer privatizar. Não permitiremos isso! A Saúde não é para dar lucro. É um direito de todos garantido por Constituição”, afirmou a presidente do Sindicato, Justa Helena Franco, ao lado do diretor de Comunicação, Gutemberg Brito.

Os trabalhadores seguem agora, no fim da tarde, para Ato Unificado em Defesa do SUS, na Cinelândia.

Clique aqui para ver algumas fotos da manifestação no Hospital de Bonsucesso!

 

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720