Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

Asfoc cobra de novo ministro do Planejamento cumprimento do acordo na íntegra e retomada das negociações

18/04/2018

 

 

O presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, protocolou ofício ontem (17/04) cobrando do novo ministro do Planejamento, Esteves Colnago, o cumprimento na íntegra do acordo salarial de 2015, em especial a regulamentação do Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem (RRA).

No documento, o Sindicato reivindica também a reposição das perdas inflacionárias não previstas para 2018, a regulamentação da licença sabática (pronta para publicação há mais de dois anos), revisão da cesta de benefícios (alimentação, per capita saúde e auxílio creche), convocação de aprovados no último concurso realizado pela Fiocruz, além da retomada da Mesa de negociação – uma nova reunião estava agendada para 5 de abril, mas foi cancelada.

Os fóruns nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pela Asfoc-SN, ainda protocolaram ofício na última segunda-feira (16/04) cobrando do ministro Esteves Colnago a retomada imediata das negociações.

Entre outras coisas, o Fonasefe/Fonacate também exige o cumprimento na íntegra de todos os acordos assinados em 2015 e solicita audiência em caráter de urgência para tratar da pauta da Campanha Unificada 2018, protocolada em 2 de março no Ministério do Planejamento – clique aqui para ler as reivindicações.  

O documento também foi oficiado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Martin Hahn. O Fonasefe/Fonacate solicita o apoio e empenho pessoal de ambos para interceder em prol da categoria junto à OIT, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Casa Civil, Ministério Público Federal (MPF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

5ª Jornada em Defesa da Reforma Agrária - A vice-presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves, participou hoje (18/04) da Mesa de abertura da 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária no Rio, organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp). 

Em sua fala, Mychelle Alves enfatizou que “a Asfoc, ao longo dos anos, vem apoiando as ações do MST, da campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida, e demais ações relacionadas aos camponeses”. “É importante ressaltar que precisamos ocupar espaços como esse com muita luta e resistência contra todos os retrocessos que vêm acontecendo desde o golpe”.

A vice-presidente aproveitou o momento e fez a leitura do manifesto do Sindicato sobre os dois anos do golpe à democracia brasileira.

Ato em homenagem à Marielle e Anderson - A Asfoc-SN participou ontem (18/04) da homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL-RS) e ao motorista Anderson Gomes, no Museu da Maré. O evento contou com a presença de Adolfo Pérez Esquivel, Nobel da Paz em 1980.

Durante sua visita ao Complexo, Esquivel afirmou que “a democracia na América Latina está em perigo”, em função dos inúmeros casos de assassinato no país, como o que ocorreu com Marielle.

Participaram ainda do ato os diretores Alcimar Pereira Batista (Administração e Finanças) e Carlos Fidélis Ponte.

* Fotos publicadas pelo Jornal do Brasil, na edição de hoje (18/04)

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720