Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

20 de março: Asfoc em várias frentes

21/03/2019

Um dia intenso e de muita luta. Foi assim o 20 de março para a direção da Asfoc-SN, que amanheceu no Congresso Nacional e superou inúmeras restrições de acesso para estar nas principais sessões do Parlamento. Logo cedo, o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e a vice, Mychelle Alves, entregaram em mãos documento ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, solicitando apoio para imediata publicação em Diário Oficial da convocação dos aprovados no último concurso da Fiocruz. O ministro, que participava de audiência na Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados, confirmou que continuará se empenhando para garantir o pleito.

Pouco depois, os diretores da Asfoc participaram, no Auditório Nereu Ramos, do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência. Na mesa de abertura, o senador Paulo Paim (PT-RS) e o deputado André Figueiredo (PDT-CE), além de diversos dirigentes sindicais. “Ano passado fizemos uma grande mobilização e, à época, demos o nosso recado: a PEC 287/16 não passará! E agora, mais uma vez, nos unimos em prol de uma aposentadoria digna e solidária ao brasileiro. Volto a dizer: essa PEC 06/19 não passará!”, afirmou Paulo Paim.

À tarde, os diretores da Asfoc estiveram em reunião do Fórum dos Servidores Públicos Federais, no Ministério da Economia. Os representantes sindicais foram recebidos pelo diretor de Relações do Trabalho, Cleber Izzo, e o diretor de Negociação, José Borges. O presidente da Asfoc enfatizou a necessidade de se investir num serviço público de qualidade. “Precisamos retornar o diálogo na perspectiva da valorização do serviço público. Essa é uma lacuna a ser preenchida”. 
O governo se comprometeu a organizar uma agenda de trabalho e responder à pauta de reivindicação dos servidores, entregue oficialmente na data de ontem.

Antes de terminar a reunião, Paulinho e Mychelle entregaram ofício dirigido ao ministro da Economia, Paulo Guedes, cobrando a urgente convocação dos concursados da Fiocruz, visto que o prazo termina em abril. Além desse ofício, os diretores apresentaram um documento sobre a força de trabalho na instituição e também defenderam a convocação dos excedentes do mesmo concurso. Izzo reafirmou o compromisso de acompanhar e tratar diretamente as questões.

Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência

Amanhã (22/03) será um dia de mobilizações e manifestações em todo o país contra a proposta do governo Bolsonaro para a Reforma da Previdência. Como deliberado em Assembleia Geral da Asfoc-SN, os trabalhadores da Fiocruz farão logo cedo um Ato/panfletagem na Aula Inaugural da Fiocruz, às 9 horas, no auditório do Museu da Vida.

O evento, que tem como tema “Desafios globais e oportunidades para o avanço das agendas CIPD e 2030: garantindo direitos e escolhas para mulheres e jovens”, contará com a presença da subsecretária geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e diretora executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Natalia Kanem.

A Asfoc-SN indica também a participação no Atos que serão organizados pelas principais Centrais Sindicais. No Rio de Janeiro, a concentração será a partir das 17 horas, na Candelária.

Migração de Regime Previdenciário

Também ontem (20/03), a Asfoc-SN realizou uma Audiência Pública, na sede do Sindicato, para prestar esclarecimento sobre a adesão ao RPC – contou com a presença do Escritório de Assessoria Jurídica da Asfoc. Clique aqui para ver.

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720