Conteúdo exclusivo para servidores associados  do Sindicato

ASFOC

Acesso restrito

11 de agosto de 2022: Dia histórico em defesa da democracia e do processo eleitoral

12/08/2022

A Asfoc-SN participou ontem (11/08) de uma série de atos em defesa da democracia pelo país. Trabalhadores da Fiocruz estiveram presentes na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde foi lida a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada por um grupo de ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O documento faz referência aos 45 anos da “Carta aos Brasileiros”, lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior em agosto de 1977, no território livre do Largo de São Francisco (SP). Na ocasião, o docente denunciou a ilegitimidade do então governo militar, o estado de exceção no país, reivindicou o restabelecimento do Estado de direito e a realização de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Com mais de 1 milhão de assinaturas, a carta é considerada uma resposta às ameaças do presidente Jair Bolsonaro em relação ao processo eleitoral e às urnas eletrônicas. "Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional", diz um trecho da carta.

Em paralelo à leitura do documento ontem na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ainda foi realizado um ato em defesa do Estado democrático de direito na PUC-Rio. Após a leitura da carta nas capitais paulista e carioca, os manifestantes gritaram “Fora, Bolsonaro”. 

“Nós, da Fundação Oswaldo Cruz, compreendemos que ciência é democracia, democracia é vida. Cada assinatura nesta carta em defesa da democracia é uma homenagem às vítimas da Covid-19 no nosso país”, afirmou o vice-presidente do Sindicato e também coordenador da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Covid-19 - Vida e Justiça, Paulo Garrido, em entrevista à GloboNews. O protesto na PUC-Rio contou ainda com os diretores Lúcia Helena (Administração e Finanças), Marcos Besserman e Carlos Fidelis Ponte, que concedeu entrevista ao jornal britânico The Guardian.

À noite, trabalhadores da Fiocruz ainda participaram de Ato no Centro da cidade. As manifestações em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro ocorreram em todas as capitais e no Distrito Federal. A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” recebeu o apoio de autoridades políticas, jurídicas, acadêmicas, artistas, dirigentes sindicais, da sociedade civil em geral, entre outros.

Internacional do Serviço Público – Sob o tema “Em mobilização por nossos direitos e pela democracia”, a Asfoc participou nesta semana do Encontro Anual Sub-regional das entidades filiadas à Internacional do Serviço Público (ISP). O encontro aprovou uma resolução em adesão à mobilização nacional em defesa da democracia e por eleições livres. O evento contou com a participação da presidente do Sindicato, Mychelle Alves (presencial), e do vice, Paulo Garrido (virtual). A resolução também afirma que “a nossa luta é todo dia, sem liberdade sindical não há democracia”.

Clique aqui e confira as fotos das manifestações no Rio de Janeiro!

Leia também a carta aqui!

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro / RJ – CEP 21040-360
E-mail:secretaria@asfoc.fiocruz.br | jornalismo@asfoc.fiocruz.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 17h.
Telefones: (21) 2598-4231 | 2290-7347 | 2290-6395 | 2564-5720