A pauta específica dos trabalhadores da Fiocruz foi tratada como prioridade na reunião entre Asfoc-SN, Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento e Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, na última quinta-feira (31/01), em Brasília.
Sobre os ajustes necessários das Gratificações de Qualificação (GQs), o secretário da SRT, Sérgio Mendonça, reconheceu os erros. “Foram frutos de um processo de negociação bem atribulado. Queremos resolver o problema. Temos que esclarecer o processo dentro do governo e todos os esforços serão para sanar a defasagem”, afirmou.
Sobre as cláusulas previstas no termo de acordo e as pendências da pauta de reivindicações, em especial na questão do Grupo de Trabalho (GT) de aprimoramento de Plano de Carreiras da Fiocruz, foi pactuado a participação de técnicos da Secretaria de Gestão Pública no GT. Para aprofundar a discussão sobre a metodologia do GT, uma nova reunião com a SRT foi marcada para 20 de fevereiro.
O Sindicato já ressaltou à Presidência da Fiocruz a importância de ações mais efetivas e imediatas no aprimoramento do Plano de Carreiras, conforme
compromisso assumido pelo presidente Paulo Gadelha durante campanha eleitoral e reafirmado em reunião ocorrida entre Presidência e Sindicato dia 25 de janeiro. Participaram da reunião na capital Federal o presidente do Sindicato, Paulo Garrido, e os diretores Daniel Daipert (Comunicação) e Cristiane Moneró, além do vice da Fundação, Pedro Barbosa, e o diretor de Recursos Humanos (Direh), Juliano Lima.
Campanha Unificada dos SPFs - Sobre a pauta geral dos servidores públicos federais (SPFs), a conjuntura atual exige debate permanente sobre definição de data-base (1° de maio); reposição das perdas, com valorização do salário-base e incorporação das gratificações; reforço das reivindicações da campanha salarial 2012, já que o governo Dilma não atendeu plenamente ao pleito protocolado no ano passado; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; e supressão do artigo 78 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define o prazo até 31 de agosto de envio de PLs que tratam da reestruturação de carreira e concessão de qualquer tipo de reajuste.
Para aprofundar o debate e garantir ampla participação dos trabalhadores, ainda em fevereiro a Asfoc-SN vai retomar a agenda de assembleias por Unidade e convocar uma Assembleia Geral para deliberar sobre a pauta de reivindicações e preparar a mobilização dos trabalhadores para a jornada de lutas em 2013.
Agenda do Fórum de Entidades dos SPFs:
19 de fevereiro – seminário sobre negociação coletiva de greve, que terá a participação do ministro da Advocacia Geral da União, Luís Adams; do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e da Asfoc-SN.
20 de fevereiro – ato na Esplanada dos Ministérios para lançamento oficial da Campanha dos Servidores Públicos Federais 2013 e busca de audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.