Home > Publicações > Comunicados

[10/06/2013]

Asfoc cobra data de reunião com o Planejamento

A direção da Asfoc-SN entrou em contato na última sexta-feira (07/06) com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento para cobrar a data da próxima reunião do Grupo de Trabalho que discute o aprimoramento do Plano de Carreiras da Fiocruz.

Ao presidente do Sindicato, Paulo Garrido, a secretária-adjunta da SRT, Edina Maria Rocha Lima, confirmou que o Ministério do Planejamento recebeu a moção de apoio à pauta específica dos trabalhadores da Fundação, assinada pelas lideranças parlamentares, e que as discussões sobre o assunto estão avançando nas instâncias governamentais. Ela informou que a Presidência da Fiocruz também tem feito ações pela ampliação de consensos. Edina se comprometeu a confirmar em breve a agenda da próxima reunião, que deverá acontecer na semana dos dias 24 a 28 de junho. A Asfoc segue realizando gestões no Executivo e Legislativo, já tendo marcado reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República para o dia 25 de junho.

Fioprev – Após a última Mesa de Negociação Permanente (nota conjunta divulgada no Fiocruz-L, em 6 de junho), a Asfoc intensificou internamente a análise sobre todas as alternativas apresentadas pela consultoria jurídica contratada pela Presidência da Fiocruz para o futuro do Instituto Oswaldo Cruz de Seguridade Social (Fioprev). O objetivo é aprofundar ainda mais as discussões, na próxima reunião da Mesa, dia 26, para definir que soluções serão apresentadas em audiência pública aos servidores participantes do Fundo.

FioSaúde – A diretoria da Asfoc-SN esteve reunida na manhã desta segunda-feira (10/06) com o vice-presidente da Fiocruz, Pedro Barbosa, e a diretora-presidente da FioSaúde, Leila Mello, para tratar das denúncias veiculadas pelo jornal O Globo na edição do domingo (09/06) sobre a gestão do Plano de Saúde. O dirigente da Fiocruz confirmou que solicitará direito de resposta e que divulgará uma nota explicativa aos servidores da Fundação.

Assembleias por Unidade – Em função da discussão que ocorrerá na próxima quinta-feira (13/06), sobre o Código de Ciência e Tecnologia, tema do Congresso Interno, o Sindicato remarcou para o dia 18 de junho a visita ao Campus Fiocruz Mata Atlântica e ao Hélio Fraga. No dia 13, os diretores da Asfoc se dividirão entre este e outro importante evento sobre a qualidade do sistema de Recursos Humanos do Serviço Público Federal: a oficina de dirigentes de entidades para conhecer o projeto “Diagnóstico institucional do serviço civil na América Latina”. O Sindicato foi convidado pela SRT/MPOG e já confirmou sua presença.

Dia Nacional de Lutas – Nesta quarta-feira (12/06), o Sindicato lança oficialmente o novo portal da Asfoc. No mesmo dia, haverá um debate sobre o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp), às 14 horas, no Salão de Leitura do ICICT, com o advogado Tiago Cardoso do Escritório Yamakawa.



Clique aqui para imprimir